terça-feira, 28 de junho de 2011

A Leitura e a tecnologia



Área de conhecimento:Ensino fundamental inicial
Componente curricular: Língua portuguesa
Tema: Língua escrita, prática de leitura

Estratégias da aula:
- Leitura da história O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg, apresentada no programa BrOffice Impress (slide), através do projetor multimídia (datashow), instalado na biblioteca da escola.
- Comentários sobre a história percebendo as histórias embutidas, repassando as partes comentadas.
- Questionamentos sobre a história: De que forma as pessoas se comunicam na história? Que tipo de cartas podemos perceber, e em que ocasião ela é escrita? (repassando as cartas)
- Qual é a carta mais utilizada para comunicação entre amigos e parentes? Alguém hoje recebe cartas pelo correio? A forma de tratamento para cada carta é o mesmo?
- Como um exercício, os alunos escolhem coletivamente um tipo de carta a ser escrita, fazendo-a no caderno individualmente
- Em aula no ambiente tecnológico os alunos digitarão no programa BrOffice Writer a carta escrita anteriormente no caderno.
- Criação de uma carta em apresentação de slide (Programam BrOffice Impress), sendo que uma página será a parte do remetente no envelope, outra será o destinatário, o corpo da carta que será copiado da digitação no writer. A apresentação terá também efeitos e animações.
  • Opinião
Utilizar as tecnologias em sala de aula é muito interessante, pois os nossos alunos precisam estar inseridos nessas novas tecnologias com esse recurso à disposição dos alunos temos que saber utilizá-los, que no dia-a-dia as pessoas de modo geral estão deixando a escrita um pouco de lado, nesta aula dá-se para trabalhar utilizando-se de vários gêneros textuais, o gênero carta é um deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário